A Região Sudeste é a mais evoluída economicamente do país, é formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Situa-se na parte mais elevada do Planalto Atlântico.
Na região Sudeste concentra-se a maior parte da população brasileira e a expectativa de vida é de 69,2 anos. É também a região com a maior densidade demográfica (76,31 hab./km²) e o mais alto índice de urbanização: 89,3%. Abriga as três mais importantes metrópoles nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O crescimento desordenado destas cidades gerou, nos últimos anos, sérios problemas urbanos como, por exemplo, desemprego, poluição, trânsito, falta de moradia, violência urbana e desigualdade social.
O confronto regional mostrou que a Região Sudeste detinha os maiores percentuais de moradias que dispunham de iluminação elétrica, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, coleta de lixo, e também, em termos de esgotamento sanitário adequado (existente quando a instalação sanitária é ligada à rede coletora de esgoto ou à fossa séptica).
O turismo na região sudeste é altamente interligado com as áreas econômicas e culturais. É responsável por grande parte das atividades econômicas da região. O Rio de Janeiro, com o carnaval mundialmente famoso; São Paulo, pelo grande potencial urbano de hotéis e entretenimento que tem; Minas, pelo valor histórico de suas cidades e Espírito Santo, com suas praias e belezas naturais formam uma região quase imbatível no turismo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário