domingo, 24 de junho de 2012

Gastronomia



Da panela de barro ao arranha-céu do chef.

                 Minas, Espirito Santo, São Paulo e Rio, quanta disparidade quantos olhares, do índio, do capixaba, do português, do negro, do oriental ocidentalizado... dos europeus, indianos... e de quem mais chegar, esta região é absolutamente miscigenada. Caracterizada pelo alto índice demográfico, concentra em si mais da metade da produção industrial do país, contando ainda os maiores rebanhos bovinos, além de significativa produção agrícola, que inclui o cultivo de cana-de-açúcar (o ouro branco), laranja, café em lavouras de alto padrão técnico e produtividade. Possui reservas de ferro, manganês e petróleo em quantidade razoável. (Saiba mais)

Podemos então afirmar que toda esta mistura só resulta e prosperidade e poder e como falar de poder, sem falar de comer?
               Tão imensos, que torna-se fácil perder-se neste vastidão..... para onde olhar quando se pensa em Sudeste? Não é atoa o título desta postagem referir-se à grandiosidade dos arranha-céus com seus requintados restaurantes com vista panorâmicas para famosos pontos turísticos e a simplicidade cativante, charme, sabor das panelas de barro que conquistam o paladar de todos que visitam a região.

                Protagonista da feijoada, do feijão tropeiro, do tutu de feijão... não esquecendo, claro da moqueca  nem do pirão, a panela de barro acima de tudo tem sabor de casa, de conforto de aconchego, esse é o olhar mineiro para quem cozinhar é carinho seja para quem chega ou para quem sai, cozinha é como dar boas vindas ou desejar boa viagem. Certamente todos devem visitar, mas esteja certo de que se tua passagem for rápida, ele dará um jeito de por um pão de queijo minas, na tua sacola só pra te deixar com sabor de saudade.

                Agora falemos da gastronomia das glamorosas metrópoles e seus fabulosos restaurantes, falemos da sua gastronomia, do seu requinte de sua particularidade, de suas multiplicidades e também de suas novidades.

                Primeiro não podemos pensar em metrópole sem pensar em..... PIZZA! Cerca de um MILHÃO de pizzas são produzidas diariamente da cidade de São Paulo, ela é a campeã no consumo desta iguaria no país todo, e a nível mundial só perde para Nova York, já deu pra notar que a influência dos “nostro” imigrante se fazem presentes até hoje não é mesmo?

                Mas será que com tanta pizza sendo consumida sobra lugar pra mais comida na barriga destes paulistanos?  Com uma população de DHAUSDHAIU mil habitantes, certamente essa cidade tem muito mais a oferecer, e na próxima publicação, o Sulwest Cultural vai junto com você, conhecer mais alguns clássicos da gastronomia paulistana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário